Chegamos ao final do primeiro turno das eleições neste último domingo (02). Esta campanha tem sido um desafio para o PT, que há muito pouco tempo se evolveu e chefiou o maior esquema de corrupção da história do Brasil. A rejeição em relação ao candidato socialista é enorme no Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. No entanto, o que justifica Lula ganhar em 9 (nove) dos 10 (dez) Estados com maior taxa de analfabetismo do país?
A resposta é simples, nestas regiões existem muitos que além de serem analfabetos, também não se interessam por política e desta forma acabam votando errado. Outro ponto que contribui, é a falta de estrutura nestes Estados, como por exemplo fábricas, indústrias, montadoras e um comércio forte. Por isso acompanhamos todos os dias um verdadeiro êxodo de pessoas procurando os grandes centros do Brasil, como por exemplo: São Paulo e Rio de Janeiro.
A saída de pessoas em massa da região nordeste e alguns Estados do norte demonstra de uma forma clara, que esta região também enfrenta problemas sérios de pobreza extrema. Neste exato momento em que escrevo esta matéria, o Maranhão é o Estado com mais pessoas vivendo na miséria, segundo dados da ONU, como também é o mais pobre entre todos da federação. De acordo com dados de organizações internacionais, quase 20% da população maranhense, sobrevive com uma renda mensal de aproximadamente R$ 145,00 reais.
Diante de tudo isso que foi apresentado, estas localidades mais carentes se submetem a qualquer situação para sobreviverem, inclusive a vontade de seus governantes que os ganham pela barriga. Além disso, a falta de emprego, faz com que a máquina pública seja o principal cabide, gerando uma quantidade incalculável de pessoas que sobrevivem por meio de contatos temporários, os famosos não efetivos, ou seja, o cargo comissionado. Assim sendo, muitos políticos usam dessa estratégia eficaz para captar votos, pois logo eles percebem a fragilidade da população local. Infelizmente em nome da sobrevivência, muitos acabam votando em candidatos de esquerda nessas regiões que são dominadas por prefeitos e governadores socialistas e comunistas.
Como nordestino, acredito que este seja o principal fator que fez Lula triunfar nestes 9 Estados.
Vejamos quais são:
1 – Alagoas: Possui 16% de taxa de analfabetismo. Lula obteve 56,50% dos votos válidos, e Bolsonaro registrou 36,05%;
2 – Paraíba: Tem 15,1% pontos de taxa de analfabetismo. Lula obteve 64,21% dos votos válidos, Bolsonaro teve 29,62%;
3 – Piauí: Possui 15% de taxa de analfabetismo. Lula conseguiu 74,25% dos votos válidos, e Bolsonaro registrou 19,91%;
4 – Maranhão: Registra 14,6% de taxa de analfabetismo. Lula teve 68,84% dos votos válidos, contra 26,02% de Bolsonaro;
5 – Ceará: Possui 12,7% de taxa de analfabetismo. Lula alcançou 65,91% dos votos válidos, e Bolsonaro teve 25,38%;
6 – Rio Grande do Norte: Tem 12,6% de taxa de analfabetismo. Lula teve 62,98% dos votos válidos no Estado, contra 31,02% de Bolsonaro;
7 – Sergipe: Possui 12,6% de taxa de analfabetismo. Lula obteve 63,82% dos votos válidos no Estado, contra 29,12% de Bolsonaro;
8 – Bahia: Tem 12% de taxa de analfabetismo. Lula alcançou 69,73% dos votos válidos no Estado, e Bolsonaro teve 24,31%;
9 – Pernambuco: Registra 11% de taxa de analfabetismo. Lula conseguiu 65,27% dos votos válidos, contra 29,91% de Bolsonaro.
No total de votos, Lula alcançou 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro registrou 43,20%.
Por Jornalista João Vitor Santos