Daqui a pouco o Brasil joga contra a seleção da Guiné, às 16h30 horário de Brasília, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona na Espanha. Em fase de renovação, o técnico Ramon Menezes contará apenas com 9 (nove) jogadores da formação que participou da Copa do Mundo no Catar em 2022. Existe ainda a probabilidade de 2 (dois) novos jogadores iniciarem a partida como titulares, são eles: o lateral-esquerdo Ayrton Lucas e Joelinton no meio de campo. Após a derrota para a equipe do Marrocos em 25 de março, estes jogos da data FIFA, marcam a retomada rumo ao Mundial de 2026 que será sediado no México, Canadá e Estados Unidos.
A nossa Seleção entra em campo sem um treinador definitivo, desde a saída de Tite do cargo. Por enquanto Ramon Menezes é quem está liderando a equipe, e deve comandar o Brasil na beira do campo. A peleja esportiva será transmitida pela Rede Globo em canal aberto, pelo SPORTV na TV fechada e serviço de streaming do Globoplay. O adversário do Brasil, a Guiné, está fazendo uma boa campanha nas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2024, que será sediada pela Costa do Marfim. A seleção guineense ocupa a segunda posição do Grupo D, com nove pontos, ficando atrás apenas do Egito no saldo de gols. Entre os principais jogadores da Guiné estão o volante Naby Keita, ex-Liverpool, e o meia Ilaix Moriba, do Valencia. Ambos são peças-chave no time e podem representar uma ameaça para a defesa brasileira.
A grande novidade é que desta vez o Brasil não jogará de amarelo, azul e nem de branco, mas de preto pela primeira vez na história. Esta foi uma iniciativa da CBF, e será parte de uma ação contra o racismo sofrido por Vinícius Júnior, exatamente na Espanha. De acordo com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, a questão do combate ao racismo seria ‘prioritária’. Em sua declaração, divulgada pela CBF, ele também ressaltou que a entidade é a ‘única federação de futebol que prevê a perda de pontos por atos de racismo’.
– Desde o primeiro dia do meu mandato, essa questão é prioritária. Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas. Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBF – disse o dirigente.
Escalações:
Brasil
Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá (Raphael Veiga); Rodrygo, Richarlison e Vinícius Júnior.
Técnico: Ramon Menezes
Guiné
Koné; Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Naby Keita, Diawara e Moriba (Konaté); Guilavogui, Bayo e Kamano.
Técnico: Kaba Diawara.
Onde assistir Brasil x Guiné ao vivo
Data: sábado, 17 de junho de 2023
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Cornellà-El Prat (Espanha)
Transmissão: Globo, na TV aberta, Sportv, na TV fechada, e serviço de streaming do Globoplay.