O time paulista, virou o jogo, depois de ser derrotado na primeira partida. O dia 10 de Dezembro daquele ano, entrou para a história, depois de uma grande batalha, travada em campo
A Rede Bandeirantes de Televisão, exibirá daqui a pouco às 16:00 horas, horário de Brasília, um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Santos e Fluminense, proporcionaram, uma das partidas mais emocionantes até hoje no campeonato brasileiro de futebol. Depois de perder a primeira disputa no Maracanã por 4 a 1 para o Flu, o alvinegro praiano, entrou no Pacaembu em 10 de Dezembro daquele ano, disposto a correr atrás do prejuízo.
Vivendo uma grande fase em sua vida profissional, Giovane, camisa 10 do peixe, tinha naquele período, uma média de quase um gol por partida. Inclusive, o jogador foi vendido para o Barcelona da Espanha, por um valor bem alto, tornando-se, o atleta mais caro do futebol brasileiro, daquela década, por um valor de 7,736 Milhões, a negociação foi efetuada em 1996. A sua genialidade, logo ganhou notoriedade na semi-final, pois aos 25, 15 minutos do primeiro tempo, o jogador marca de pênalti, depois de Camanducaia, ser derrubado na área tricolor. Quatro minutos depois, o meia voltou, a mandar a bola para dentro da rede, aumentando a vantagem do Peixe.
Um dos momentos que ficou mais eternizado, aconteceu durante o intervalo. Inflados pela gigante torcida alve-negra da vila Belmiro, os santistas e a comissão técnica, decidiram não descer para o vestiário, para continuar recebendo a energia da arquibancada. A atitude surtiu muito efeito, e logo nos primeiros minutos do segundo tempo, Macedo marcou o terceiro gol para o clube paulista, levando os santistas a loucura e ao delírio. No entanto, o Fluminense reagiu logo em seguida, com um gol de Rogerinho. Camanducaia, que vivia um excelente momento, naquele ano, ampliou o placar, e marcou o quarto gol para o time da baixada santista. Para fechar com chave de ouro, Marcelo Passos, deixou também a sua marca, e finalizou, obtendo êxito, e marcando o quinto gol, que levou o Santos à final do Brasileirão de 1995. O time carioca, ainda tentou esboçar uma reação, com Rogerinho, que fez mais um gol, entretanto, não foi o suficiente.
Na verdade, o que consagrou esse jogo, foi o fato de o clube do Santos ter perdido o primeiro jogo no Maracanã por 4 a 1, e virou a partida, se classificando, e de quebra, devolvendo a goleado, por um placar ainda maior, ou seja, 5 a 2. Por conta da virada histórica, o peixe passou a ser considerado o “Campeão Moral” do Campeonato Brasileiro de 1995, embora tenha perdido para o Botafogo na final. Diga-se de passagem, foi derrotado, mas, com um gol impedido de Túlio Maravilha. A reprise na íntegra da partida, será reexibida às 4:00 horas da tarde, no programa, “Você Torceu Aqui”. Com narração do saudoso, Luciano do Vale e comentários de Mário Pontes de Paiva.
Ficha do Jogo:
Data: 10 de Dezembro de 1995
Local: Estádio do Pacaembu (São Paulo, capital)
Placar: Santos 5 X 2 Fluminense
Árbitro: Sidrack Marinho
Público: 28.090 Pessoas.
Escalação da época:
Santos: Edinho, Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato, Marcos Adriano, Carlinhos, Gallo, Giovanni, Marcelo Passos. Ainda, Camanducaia e Macedo.
Técnico: Cabralzinho.
Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Alê (Gaúcho), Cássio, Vampeta, Otacílio, Aílton, Rogerinho, Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo).
Técnico: Joel Santana.