Uma pesquisa realizada pelo Instituto Econométrica, encomendada pela Rádio Mirante News e pelo Portal Imirante de São Luís, revelou uma significativa vantagem da chapa composta pelas pré-candidaturas de Renato Santos e Valberlene Lopes no município de Colinas em comparação com os demais concorrentes. A pesquisa foi conduzida entre os dias 2 e 4 de julho, abrangendo um universo de 488 eleitores, apresentando dessa forma uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Instituto Econométrica divulgou os resultados desta pesquisa, na manhã desta última sexta-feira (12) e ofereceu um panorama claro sobre a atual disputa eleitoral na terra natal do governador Carlos Brandão (PSB). De acordo com os dados apresentados, o atual Presidente da Câmara Municipal vereador Renato Sousa Santos, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), lidera com ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos à prefeitura municipal. A pesquisa está registrada sob o número MA 05920/2024.
No cenário espontâneo, Renato com o apoio do Grupo Brandão, desponta com 51,2% das intenções de votos. Em segundo lugar, encontra-se o comunista e vice-prefeito João Haroldo Barroso (PCdoB), com apenas 23,6%, seguido pela psicóloga Shâmia Madeira (NOVO), que contabilizou cerca de 2,7% das intenções de votos.
Quando apresentados os nomes dos três pré-candidatos aos entrevistados na pesquisa estimulada, a liderança de Renato Santos (MDB), se mantém sólida, com 55,5% das intenções de votos. O comunista João Haroldo (PCdoB), aparece em segundo lugar com o mínimo de 28,9% e Dra. Shâmia Madeira (NOVO), figura distante em terceiro lugar, com apenas 4,3%.
Em um cenário de disputa direta entre Renato Santos e João Haroldo Barroso, o presidente da Câmara alcança 55,9% da preferência do eleitorado, contra 31,6% do socialista. Já na disputa entre Renato Santos e Shâmia Madeira, Santos obtém 63,9%, enquanto Madeira registra 18,4% das intenções de votos.
A pesquisa também investigou a expectativa de vitória dos pré-candidatos ao executivo municipal. Segundo os dados, 73,6% dos eleitores acreditam na vitória de Renato Santos, entretanto, apenas 16,6%, apontam João Haroldo como provável vencedor e o mínimo de 0,2% depositam sua confiança em Shâmia Madeira.
No quesito rejeição, Dra. Shâmia Madeira (NOVO), lidera com 40,8%, seguida por João Haroldo (PCdoB) com 20,1%, e Renato Santos (MDB) com 19,3%.