Um dos maiores clássicos do futebol sul-americano define quem avança e qual equipe volta para casa. Neste sábado (6), o Brasil encara ninguém menos que o Uruguai, na última partida das quartas de final da Copa América. O duelo acontece às 22h (de Brasília), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Quem se classificar no deserto de Nevada pega o vencedor do confronto entre Colômbia e Panamá, que também jogam neste sábado, só que às 19h. Como o confronto eliminatório é único, se houver empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
A seleção brasileira chega sob críticas ao primeiro mata-mata com Dorival Júnior. Depois de uma fase de grupos de pouca inspiração, em que venceu apenas o Paraguai e empatou com Costa Rica e Colômbia, a equipe precisa dar uma resposta ao torcedor.
A missão, que já era difícil, será ainda mais por causa da ausência de Vinicius Jr. O atacante do Real Madrid cumpre suspensão automática e só volta a atuar se o Brasil passar à semifinal.
O Uruguai, claro, tentar evitar isso. Líder do Grupo C, com 100% de aproveitamento e vitórias incontestáveis sobre Panamá, Bolívia e Estados Unidos, a equipe dirigida por Marcelo Bielsa chega em grande fase, a ponto de ser considerada favorita para o clássico.
O retrospecto recente, porém, favorece o Brasil, que ganhou todos os embates recentes em torneios: Copa América de 1999, 2004 e 2007, além da Copa das Confederações de 2013. A última vez que os uruguaios se saíram bem foi na final a Copa América de 1995.
Onde assistir a Uruguai x Brasil?
Uruguai x Brasil terá transmissão ao vivo pela TV Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada).
Prováveis escalações de Uruguai x Brasil:
Se em time que está ganhando não se mexe, Bielsa dificilmente fará alguma mudança na seleção uruguaia que encara o Brasil. Luís Suárez continua como opção no banco, assim como o zagueiro José Giménez e o meia Arrascaeta.
A provável escalação do Uruguai é a seguinte: Rochet; Nández, Ronald Araújo, Mathías Olivera e Viña; Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri, Darwin Núñez e Maxi Araújo.
No Brasil, a grande incógnita seria o substituto de Vinicius Jr., suspenso, mas Dorival evitou o mistério e confirmou Endrick como titular. Ele deve atuar mais centralizado, com Raphinha aberto pela direita e Rodrygo na esquerda. Outra novidade é Guilherme Arana no lugar de Wendell na lateral.
A seleção deve ir a campo com: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Raphinha, Endrick e Rodrygo.