A Polícia Civil prendeu cerca de 30 pessoas que são suspeitas de participarem de mortes violentas em várias cidades do interior do Estado do Maranhão. A mega operação foi realizada entre os dias 17 e 23 deste mês de dezembro, essas ações fizeram parte da penúltima semana da Operação Paz.
No total, foram presos 39 indivíduos e cerca de 30 são suspeitos de participarem de mortes violentas intencionais como homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio e feminicídio e os demais são suspeitos de cometerem crimes de roubo, tráfico de drogas, estupro de vulnerável e associação criminosa. Contra todos os investigados, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo informações, nos últimos setes dias da Operação Paz da Polícia Civil, os policiais focaram nos municípios de Açailândia, Balsas, Bom Jardim, Caxias, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Timon e Tutóia. Após os indivíduos serem presos, eles foram levados para a Delegacia e depois encaminhados ao sistema prisional onde se encontram a disposição da justiça para responderem por seus crimes.
A mega operação foi deflagrada no início de setembro e estar acontecendo simultaneamente em cerca de 12 Estados do Brasil, sendo coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Estado do Maranhão, a operação estar sendo coordenada pela Secretaria de Segurança.
O objetivo desta operação é combater as mortes violentas intencionais, agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas.