Começa hoje o novo ciclo da Seleção Brasileira sob o comando do novo técnico interino, Fernando Diniz, diante da Seleção da Bolívia de Marcelo Moreno, ex-Flamengo e Cruzeiro, e de Miguelito, jovem promessa do Santos. A partida será no estádio do Mangueirão, às 21h45, horário de Brasília, direto da cidade de Belém, capital do Estado do Pará. A disputa de hoje é válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que terá três países como sede, serão eles: Estados Unidos, Canadá e México.
Na última data FIFA, o Brasil venceu dois jogos das três partidas disputadas sob o comando do técnico Ramon Menezes. A única derrota foi para Senegal por 4 a 2, em julho deste ano. Já a La Verde não vem muito bem, pois não venceu ainda e acumula apenas um empate quando jogou contra o Chile. A Bolívia perdeu para as Seleções do Equador e Panamá.
O duelo de hoje que será disputado na região norte do país, além de marcar a estreia de Fernando Diniz, o momento marcará também o retorno do nosso craque Neymar Júnior que estava machucado. O principal atleta da nossa Seleção, não vestia as cores do maior vencedor de Copas do Mundo desde a eliminação no Catar nas quartas de final para a Croácia.
O novo técnico observou o Brasil apenas em três treinos e conversou bastante com o elenco, também exibiu vários vídeos para repassar o seu estilo de jogo para os atletas canarinhos. Além disso, o novo chefe aproveitou a base que foi convocada para a Copa anterior, assim sendo, permanecerão nove jogadores que vestiram a camisa verde e amarela no Catar.
A provável escalação do Brasil será com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Raphinha, Rodrygo e Richarlison.
Desfalques: Bento e Vinícius Júnior que estão lesionados e Antony cortado por denúncias de suspeita de agressão contra uma mulher.
Os bolivianos do comandante Gustavo Costa, tentam vencer o Brasil pela primeira vez fora de casa, são 14 anos de tabu desde a última vitória da Bolívia contra o Brasil.
O principal atacante e craque da Seleção Boliviana, Marcelo Moreno, de 36 anos, se tornará nesta partida de hoje, o jogador com mais jogos disputados pela seleção sul-americana La Verde. O técnico Gustavo Costa convocou veteranos e várias jovens promessas, pois sua Seleção passa por um processo de renovação. Miguelito é a jovem promessa do Santos e Enzo Monteiro joga atualmente no sub-20 do Peixe, outro mancebo é Fernando Nava do Athletico-PR.
Esses novos jogadores, juntamente com os veteranos tentam escrever seus nomes na recente história do esporte no seu país, uma vez que sua Seleção só disputou apenas três Copas do Mundo, sendo a última em 1994, disputada nos Estados Unidos que teve o Brasil como campeão.
Provável escalação da Bolívia: Carlos Lampe; Jairo Quinteros, Adrián Jusino, Marcelo Suárez; Diego Medina, Gabriel Villamil, Luciano Ursino, Víctor Ábrego, Miguel Terceros; Jaime Arrascaita, Marcelo Moreno.
Arbitragem:
Árbitro: Juan G. Benítez (Paraguai);
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar (ambos do Paraguai);
Quarto árbitro: José Mendez (Paraguai);
VAR: Carlos P. Benítez (Paraguai).
Transmissão: TV Globo para todo o Brasil, com narração de Luís Roberto e comentários de Júnior e Caio Ribeiro. No Sportv, a narração será do experiente Milton Leite, com comentários de Lédio Carmona e Pedrinho.
Por Jornalista João Vitor Santos