Foi divulgado nestes últimos dias a primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura da capital, a mesma foi realizada pelo instituto EPO (antiga Escutec). Os dados mostram Eduardo Braide (PSD) bem adiantado, liderando a pesquisa com mais de dez pontos na frente do segundo colocado, Duarte Júnior (PSB) e de Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), que inclusive já foi prefeito de São Luís.
O atual gestor da Ilha vêm se consolidando para o pleito eleitoral do próximo ano, no entanto, isso não significa que a eleição está ganha, pois ainda tem muita água para rolar debaixo desta ponte. Em entrevista concedida ao Blog do Gilberto Léda, dois dos aliados de Braide, afirmaram que a chave para a reeleição é formar um bom círculo de partidos para a disputa de 2024.
A grande surpresa na pesquisa, foi o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), que apareceu tecnicamente empatado com Duarte Júnior (PSB), que provavelmente será o candidato do Governo do Estado. Holanda concorreu ao cargo de governador do Maranhão em 2022 e recebeu 86.573 mil votos, somando 2,51%, e sendo o quarto mais bem votado em território maranhense. Em São Luís, o político recebeu pouco mais de 54 mil votos.
Já o desempenho de Paulo Victor (PC do B), atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Luís, foi abaixo do esperado. Logo, o parlamentar apareceu com apenas 2,5% das intenções de votos. De certo que representará um risco muito grande abri mão de uma campanha que é tida como certa para o poder legislativo, em favor de uma eleição para prefeito.
Por Jornalista João Vitor Santos