Foi divulgado amplamente durante esta semana, que Marcus Brandão aceitou o convite feito por integrantes do Partido MDB para assumir a presidência estadual da sigla a partir de outubro deste ano. Segundo informações apuradas, aconteceu no último dia 16 em Brasília, uma reunião com o presidente nacional do MDB Baleia Rossi, Roseana Sarney presidente estadual, e o ex-presidente da república José Sarney, o ex-deputado federal João Marcelo, o ex-deputado e secretário executivo do Ministério das Cidades Hildo Rocha, o Ministro das cidades do MDB, Jader Filho, onde, de forma oficial formalizaram o convite para que Marcus comande a legenda.
A chegada do irmão do governador ao MDB, fortalece os rumores de uma provável saída de Carlos Brandão do PSB. Caso ocorra um rompimento com Flávio Dino, Márcio Jerry, Felipe Camarão e demais políticos de esquerda no Estado. O chefe do executivo será muito bem amparado pelos emedebistas e pela família Sarney que tem um ótimo relacionamento com o atual presidente do Brasil e pode garantir a continuidade de sua relação com o governo Lula. Marcus Brandão fatalmente será o presidente estadual da sigla ainda este ano, ocupando o lugar de Roseana Sarney, com anuência dos ex-governadores José Sarney, Edison Lobão e João Alberto. Na semana passada, o mandatário do Estado foi rebaixado para o terceiro escalão na liderança do PSB do Maranhão, ficando subordinado as pessoas de Dino e ao ex-deputado Bira do Pindaré.
O governado também tenta negociar com o União Brasil e, caso tome a decisão de se desligar do partido socialista, ele levará consigo uma grande parte significativa da classe política do Estado para sua nova legenda política. Estamos nos aproximando das eleições municipais, e uma das bandeiras do governo brandonista é apoiar o municipalismo. Inevitavelmente, Carlos terá a maior quantidade possível de prefeitos maranhenses ao seu lado.