A movimentação de consumidores nos principais pontos de venda de pescado em Colinas, está ficando cada vez mais intensa com a chegada da Sexta-Feira da Paixão e Domingo de Páscoa. Muitos colinenses durante o dia de ontem e hoje quinta-feira, estão se movimentado para garantir espécies variadas de peixes para as refeições deste período santo. Os vendedores informaram a nossa equipe de reportagem que nos próximos dias não faltarão os então desejados frutos do mar. A saber, somente neste estabelecimento é possível encontrar Tilápia, Tambaqui, Tucunaré, Dourado, Curimatã, entre outros. Além disso, as vendas dobraram neste período do ano.
O que tem fomentado esse crescimento das vendas, é uma tradição católica de não comer carne vermelha na época da Semana Santa. É importante ressaltar que essa crença não tem nenhum embasamento bíblico, e que a mesma não passar de um costume. Segundo o catolicismo este é um período reservado para a prática da abstinência, que opõe-se ao consumo de carne vermelha. Por outro lado, é comum as pessoas substituírem o consumo dessas carnes pelo o do peixe. A tradição de jejuar teve sua origem na idade média, já no século IX, durante o pontificado do Papa Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar das carnes vermelhas a todos os cristãos católicos maiores de sete anos nesta época religiosa.
A Venda de Peixes e a produção por parte de cooperativas no Brasil, deve subir entre 15% a 20% em relação ao feriado do ano passado. De acordo com Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o consumo já vem aumentando desde o final do ano passado, e a expectativa é que esse crescimento continue.