A campanha eleitoral começa oficialmente hoje terça-feira (16) em todo o Brasil. A partir de agora os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral inclusive na internet; no dia 26 de agosto, começará a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de amanhã até 29 de setembro, os candidatos poderão fazer comícios com aparelhagem de som. Até 30 de setembro, está liberada a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo, em datas diversas. O uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a distribuição de material gráfico e a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas estão liberadas até 1º de outubro.
Serão 46 dias para pedir voto do eleitorado, ontem segunda-feira, foi o último dia de registro de candidatos aos cargos em disputa nas eleições 2022. Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. No Maranhão, nove candidatos tiveram a candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (Democracia Cristã), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), Weverton Rocha (PDT).
Por Jornalista João Vitor Santos