Conheça a história da rodovia responsável pelo escoamento da metade da produção agrícola do sul do Maranhão
Já se passaram muitos governos, no entanto, até o presente momento nada foi feito para sanar os problemas da MA-006, importante rota para o escoamento da metade da produção agrícola do Estado. No governo do comuno-socialista Flávio Dino, o que era ruim, ficou ainda pior, logo, as recentes recuperações feitas pelo Governo, não resistiu às chuvas dos últimos meses e os caminhoneiros amargam altos custos pelo tempo de viagem e danos aos veículos.

Antes de mais nada, na rodovia entre Alto Parnaíba e Balsas, os caminhoneiros tem sofrido para transportar a safra de grãos, sobre tudo com as péssimas condições da estrada que causam prejuízos, fazem o preço do frete subir e atrasam as viagens. Para percorrer um trecho de 240 quilômetros, é gasto até 10 horas, mas se a rodovia estivesse em boas condições, o tempo cairia pela metade. A MA também é responsável pela passagem de vários caminhões que transportam uma parte da safra do Piauí. Por esses dias, uma carreta chegou a cair em um buraco e quebrou um dos eixos, o motorista ficou parado por mais de 10 horas a espera de socorro.

Neste último dia 18 de maio, aconteceu no Ministério de Infraestrutura, a solenidade de assinatura da portaria que federaliza a MA-006, que a partir de agora será de responsabilidade do Governo Federal, ou seja, o trecho com 241,7 quilômetros de extensão, deixa de ser uma MA para ser uma BR. Agora é seguir a sequência e esperar até o fim do ano, para que a rodovia já esteja em condições plenas de trafegabilidade. Segundo o senador Roberto Rocha, os recursos para as obras, já estão assegurados por parte da União.

“Ao se transformar em rodovia federal, teremos condições de aplicar recursos do Governo Federal para recuperação de todo esse trecho, que é corredor importante para o escoamento da produção de grãos do MATOPIBA para o Porto do Itaqui, em São Luís”, garantiu o senador maranhense.
A federalização
O processo de federalização da Rodovia MA-006, teve sua efetivação em agosto do ano passado com a Lei 11.353, que autoriza a transferência para o Governo Federal, do trecho da MA-006 entre Balsas e Alto Parnaíba, somando 241,70 km.
O trecho de rodovia coincide com rodovia federal planejada e a Constituição Federal estabelece a competência da União para definir princípios e diretrizes para o Sistema Nacional de Viação. Sendo que a Lei Federal 12.379, autoriza a União a incorporar à malha rodoviária que estiver sob sua jurisdição trechos de rodovias estaduais existentes, mediante anuência dos estados a que pertençam.
Por Jornalista João Vitor Santos


