O mesmo militou em prol da redução das desigualdades sociais e foi o edificador do prédio do CINEC, hoje UEMA
Morreu agora a pouco na capital do Estado aos 92 anos de idade, o ex-Padre José Manuel de Macedo Costa, o Macedão. José Manuel era colinense, estudou no Maranhão e no Seminário da Prainha em Fortaleza, foi ordenado Padre em 1954, sendo sacerdote na diocese de Caxias e Colinas sua terra natal.

Logo bem cedo, descobriu a vocação de Educador e de Padre, sendo o principal responsável pela construção do prédio da Escola CINEC, local a onde hoje funciona a sede da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Logo, Macedo também tinha uma larga visão dos problemas sociais e pastorais de sua época. Quando deixou o seminário, foi morar em São Luís a onde foi um dos fundadores e grande animador da TV Educativa, que inclusive exerceu forte influência na educação do maranhão.

Macedão foi tão importante, que a frente do CINEC, via Paróquia Nossa Senhora da Consolação. A princesinha do sertão maranhense, foi matéria da importante Revista Veja, como o sertão educado e modelo de educação para todo o Brasil. A aclamada reportagem da revista sobre o Cinec de Colinas, tratava da incrível experiência educacional de um pequeno município do Maranhão, que na década de 60 (sessenta) foi um exemplo para o nosso País, claro, com a criatividade, coragem e competência do Padre Macedo, a experiência rendeu muitos frutos.

José Manuel de Macedo Costa, foi um homem visionário e que deixará muitas saudades. O ex-sacerdote era casado com Maria da Paz e deixa dois filhos, são eles: Alessandra que é médica, José Manoel advogado e mais netos. Este jornalista que assina esta matéria, tem orgulho de um dia ter estudado na Escola CINEC.
Descanse em paz, você cumpriu a sua missão, combateu o bom combate e guardou a fé.
Por Jornalista João Vitor Santos




