A corrida eleitoral pega fogo no Maranhão e como eu tenho afirmado neste blog, esta será uma daquelas disputas a onde cada voto, cada apoio, valerá ouro. Foi divulgada nesta terça-feira (15), a tão esperada pesquisa Exata/O Imparcial para o governo do Estado. Segundo o instituto, o Senador Weverton Rocha (PDT), aparece com cerca de 24%, bem à frente do Doutor Carlos Brandão, que pontou apenas com 17% das intenções de voto. Aparecem logo atrás dos dois pré-candidatos, Roberto Rocha (PSDB) com 13%; Edivaldo Holanda Júnior (PSD), com 10%; Lahésio Bonfim (AGIR), com 9%; Josimar de Maranhãozinho (PL), com 6%; Simplício Araújo (Solidariedade), com 1%; e por fim Enilton Rodrigues (PSOL), que não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 8% e cerca de 12% não souberam ou não responderam.
Levando-se em consideração um cenário com apenas três pré-candidatos ao governo, Weverton aparece com 35% das intenções de voto, seguido por Carlos Brandão, com 24%, e Edivaldo Holanda Júnior, com 15%. Brancos e nulos somam 12% e não souberam ou não responderam totalizaram 14%. O instituto também simulou uma disputa entre Weverton Rocha, Doutor Carlos Brandão e Lahésio Bonfim. Nesse cenário, o senador aparece com 39% das intenções de voto; o vice-governador tem 25% das intenções; e o prefeito de São Pedro dos Crentes tem 10%. Já em uma disputa entre Weverton, Dr. Carlos Brandão e Roberto Rocha, o senador pedetista também lidera com 34% das intenções de voto. Brandão aparece com 24% e Roberto Rocha com 14%.
Para um possível segundo turno disputado entre Weverton e Brandão, o senador venceria com 43% das intenções de voto, enquanto o vice-governador teria 28%.
O Instituto Exata ouviu 1.413 eleitores em todo o Maranhão entre os dias 9 e 13 deste mês. A margem de erro é de 3,32%, para mais ou para menos, e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 02686/22.
Por Jornalista João Vitor Santos