PROFESSORES DE PIRAPEMAS ESTÃO INDIGNADOS QUERENDO O ABONO, MAS O PREFEITO FERNANDO CUTRIM, ALEGA QUE NÃO SOBRARAM RECURSOS DO FUNDEB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na cidade de Pirapemas-MA, os professores estão indignados com a atual gestão, pois enquanto muitos municípios pagaram abono salarial, o prefeito Fernando Cutrim alegou, por meio de uma Nota Técnica apresentada pelo Secretário Municipal de Administração Antônio Nascimento de Sousa, que o Município não tem sobras dos recursos do FUNDEB. Ressalta-se que até o momento a única informação que os professores receberam por parte da Prefeitura, em relação a esta temática, foi a presente nota técnica. O Prefeito ainda não realizou nenhum pronunciamento oficial aos profissionais do município. Em conversas extra oficiais, o Chefe de Gabinete Gustavo ao ser questionado sobre o abono, respondeu que não tem verba porque a folha de pagamento já atinge 72% do Fundo e que o gestor já paga de acordo com o Plano de Cargos e Salários do Município. O Sindicato dos Servidores de Pirapemas simplesmente, se conformou com tal justificativa, entretanto, existe suspeitas de valores incorretos no que tange à tabela apresentada pelo presidente do Sindicato Gilmar Sales. As irregularidades suspeitas serão investigadas pela Promotoria da Comarca de Cantanhede, uma vez que, elas já foram elencadas no Requerimento entregue a referida Promotoria no último dia 20 de dezembro de 2021. O abono salarial deveria ser pago até o dia 31 de dezembro do corrente ano que se passou, mas até a presente data ainda não foi efetuado.

 O grupo de professores, que solicitaram junto ao Ministério Público investigação sobre a aplicação dos recursos do Fundeb, querem explicações sobre o que foi feito com os montantes de repasses que aconteceram durante todo o ano de 2021. Acredita-se que, ao longo de todo o ano, as ações educacionais efetivadas no município surtiram uma boa economia de recursos materiais e financeiros, pois ocorreram os seguintes fatos:

  • Aulas totalmente remotas, caracterizadas pelo envio e recebimento de atividades impressas.
  • As Creches municipais, durante o ano letivo vigente, não ofertaram atendimento educacional, nem sequer com as atividades remotas. Os alunos, público alvo da Creche, foram matriculados, porém, ficaram desassistidos do Ensino Público.
  •  O transporte escolar não funcionou por conta de o ensino remoto não demandar necessidade de locomoção.
  • Os servidores públicos municipais em 2021, não tiveram aumento salarial.

Os educadores parabenizam os vereadores Edmar Mota (PL), Irmão Francisco (PTC), Alan Colins (PL) e Uacy (AVANTE), que entraram na luta junto com os professores em busca do direito que está sendo negado a toda a classe e repudiam a falta de posicionamento dos demais vereadores que deveriam está fiscalizando e cobrando do prefeito os direitos coletivos dos referidos servidores. Repudiamos a falta de posicionamento do Sindicato de Professores, que simplesmente aceitou a nota técnica, sem fazer nenhum questionamento ou solicitação de prestação de contas, para que fosse provado que os dados apresentados pela Secretaria de administração eram verdadeiros.

Aguardem os próximos capítulos desta história!

Veja abaixo o pronunciamento dos parlamentares na tribuna da Câmara de Vereadores de Pirapemas.

Vereador Irmão Francisco (PTC)

Vereador Alan Colins (PL)

Vereador Edmar Mota (PL)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Veja Mais

 Pesquisar

 Parceiros

 Notícias Recentes

 Clima às