Enquanto a maioria das cidades do Brasil estão cancelando as suas festas de final de ano. A prefeita Valmira Miranda Barroso, confirmou a realização do réveillon em Colinas. Decisão imprudente e que tem gerado muita revolta em meio a população local. Logo, têm crescido muito os casos de infecção pelo novo Coronavírus no município. Todavia, já era de se esperar uma decisão como esta, de um governo negacionista que realizou todo um teatro na cidade. Emitiu decretos, fechou igrejas, comércios, proibiu a realização de eventos, sejam eles seculares ou religiosos e por fim decretou até estado de calamidade pública, com a desculpa de que estavam cuidando da saúde do povo. No entanto, agora liberou geral e ainda faz questão de incentivar a realização de uma grande festa da virada, mesmo com seu povo padecendo e ainda sofrendo com a perda de seus familiares por conta desta pandemia.
Seria muito mais racional, inteligente e louvável, que a gestora cancelasse a realização desta festa e que investisse todo esse montante de dinheiro pago a essas bandas em cestas básicas, em seguida distribuísse aos pobres e necessitados. Por consequência da alta do dólar, da inflação e devido a pandemia, existem muitas famílias passando fome no Brasil e em Colinas não é diferente. Muitos já declararam que não participarão deste momento insano, pois não é hora de festejar. Você já parou para pensar, a quantidade de pessoas que estarão infectadas depois destas aglomerações financiada pelo poder público municipal? Não é brincadeira, o negócio é sério. Por conseguinte, estes cidadãos poderão infectar outros. Por isso reafirmo o meu posicionamento, seria muito mais relevante Valmira seguir o exemplo da maioria das cidades brasileiras que não celebrarão esta festa de final de ano. No máximo farão uma queima de fogos, mas sem bandas, sem festas e sem aglomerações. Somente no Estado de São Paulo, cerca de 645 municípios não promoverão nenhuma festa oficial.
Estamos vivendo tempos difíceis com o aparecimento de muitas pestes e essa situação exige de nossos governantes uma tomada de decisão mais madura, responsável, pois eles têm o dever de garantir os direitos do povo e protegê-los. Se já não bastasse o novo Coronavírus com suas variantes como delta e ômicron, o País agora enfrenta uma epidemia da gripe H3N2. Infelizmente, ontem quinta-feira, foi registrada a primeira vítima desta síndrome gripal em Santa Catarina, uma menina de 12 anos de idade veio a óbito, na Bahia já morreram 8 pessoas. Frisamos que este vírus também é transmitido pelas vias respiratórias, semelhantemente a Covid-19. Lamento profundamente a decisão da senhora prefeita, entretanto, percebemos por meio de suas atitudes, que a mesma não está preparada para governar um município tão importante como o de Colinas. Espero que com a chegada do ano novo, Valmira Miranda Barroso, não mude novamente da água para o vinho, que não venha sancionar decretos para impedir os trabalhadores de ganharem o seu pão de cada dia. Portanto, se isto acontecer, este jornalista estará a serviço do povo.
Aviso importante: Tome muito cuidado, em Colinas estamos enfrentando um surto de gripe muito grande. Não estou afirmando que é o vírus da influenza H3N2, todavia, use máscara e álcool em gel.
Por Jornalista João Vitor Santos