VEREADOR TONTONHO ENTRA NA BRIGA E DEFENDE O PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL DO FUNDEB AOS PROFESSORES DE COLINAS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em seu último discurso na Câmara Municipal em 2021, o parlamentar exigiu que a classe de educadores seja respeitada no município

A luta continua, em seu último discurso na Câmara Municipal de Colinas, o Vereador do povo, Antônio dos Santos Menezes, saiu em defesa dos professores. Todos nós somos sabedores que, as prefeituras do Brasil, estão fazendo um esforço para realizar o pagamento do abono do FUNDEB, dinheiro este que é de direito da classe educadora. E que deve ser usado para melhorar os salários e estruturar um plano de carreira para que a área se torne mais atrativa e valorizada. Todavia, até o presente momento, a gestora Valmira Miranda Barroso, não emitiu um parecer a cerca do pagamento desta importante remuneração em nossa cidade. Um verdadeiro desrespeito a estes importantes profissionais que são indispensáveis para a sociedade brasileira, maranhense e colinense. Pois, não haveriam as demais profissões, se não fossem os professores. É fundamental que Valmira se atente, e que o abono salarial seja pago proporcionalmente à carga horária semanal de trabalho de cada profissional da educação. Nada mais justo que também sejam contemplados os professores contratados, pois eles trabalharam o ano todo. Poderão receber o dinheiro os profissionais do quadro do magistério como por exemplo: os professores, coordenadores, diretores de escolas, supervisores e dirigentes de ensino.   

“É um desrespeito total aos professores, e eu estou ao lado de vocês como advogado. Para ir ao ministério público, para ingressar com uma ação, para fazer tudo que for possível na defesa dos direitos dos professores de Colinas”. Disparou o Vereador Tontonho, que foi aplaudido na câmara.

A verba será paga com as sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O grande problema é que a atual administração, não se comporta com transparência, divulgando quanto foi investido na educação do município durante este ano, e o que sobrou, para que então seja pago o abono. Confesso que não é de se admirar estas práticas, pois elas são a cara da atual gestão. Eu e você caro amigo leitor, conhecemos muito bem a história e sabemos que este grupo desde seus primórdios, sempre travou uma briga com os professores (as), pois eles não reconhecem a importância destes para o nosso meio. Quem não lembra na década de 90, exatamente em um final de ano como este, o que aconteceu em Colinas, como os professores foram tratados. Diferentemente do que eles pensam, o colinense não tem a memória curta e nem fraca. Frisamos ainda que segundo a Lei 14.113/2020, que regulamenta o Fundeb, 70% do fundo devem ser voltados aos professores e 30% as despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino. A concessão do abono é uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais da Educação. Eles merecem por todo o empenho e dedicação em ensinar as nossas crianças e adolescentes. Portanto Prefeita, cumpra com a sua obrigação, não seja negligente, valorize aqueles que estão na luta todos os dias por uma colinas melhor.   

Veja o discurso completo do Vereador Dr. Tontonho Menezes, na Tribuna da Câmara de Vereadores de Colinas-MA.

Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4809276589165743&id=100002503484957

Por Jornalista João Vitor Santos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Veja Mais

&nbspPesquisar

 Parceiros

 Notícias Recentes

 Clima às