A explosão de casos e hospitalizações, levou ao colapso do sistema de saúde local
É dramática a situação do Estado do Amazonas apesar dos esforços dos governos para conter essa segunda onda de infecção do novo Coronavírus. A explosão de casos e hospitalizações, levou ao colapso do sistema de saúde local. Entre todos os estados da região norte, o Amazonas vive o pior cenário do sistema de saúde desde o início da pandemia. A situação é tão grave, que já não existe mais vagas nos hospitais, muitos pacientes estão sendo tratados em casa, e o pior, muitos familiares estão fazendo fila para receber oxigênio para seus parentes enfermos.
Segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio de seu Boletim Diário de Covid-19, traz o diagnóstico de 3.151 novos casos de Coronavírus, totalizando cerca de 226.511 casos da doença no Estado. Foram confirmados ainda 113 óbitos, elevando para 6.043 o total de mortes. Segundo o boletim, um total de 28.452 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 recentemente, o que corresponde a 12,63% dos casos ativos. O que demonstra a real situação do agravamento da crise provocada pelo vírus.
Alerta a população:
É indispensável o uso de máscara por parte da população, manter o distanciamento entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus de Covid-19, que continua presente em nosso meio.