Essa operação é considerada a maior ação de erradicação da maconha no Estado
Os agentes da Polícia Federal (PF), deflagraram com sucesso a terceira etapa da mega operação Muçambê nesta sexta-feira dia 07 de Agosto. Essa ação teve o seu objetivo maior alcançado, que foi de apreender pés de maconha que eram cultivados para serem usados de forma ilícita no mundo do crime.
Nesta terceira fase da operação, foram localizados e destruídos cerca de 97 plantações de maconha em uma área estimada de 145 mil metros quadrados, promovendo desta forma, a destruição de cerca de 350 mil pés, sendo 60 mil mudas e apreensão de 700 Kg desta mesma droga pronta para o consumo ilícito.
Essa ação da Polícia Federal que visava combater o crime organizado, foi realizada nos limites da reserva Biológica do Gurupi, com a Reserva indígena do Caru, que ficam localizados próximos das cidades de Buriticupu e Alto Alegre do Pindaré. Essa ação também concentrou-se, próximo dos limites da Terra Indígena Alto do Turiaçu, nos municípios de Maracaçumé, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão e Cachoeira do Piriá, que já faz parte da divisa entre os Estados do Maranhão e do Pará.
Sem sobras de dúvidas, essa mega operação impactou de forma negativa o mercado de drogas ilícitas do mundo do crime no Maranhão, pois cerca de 150 toneladas de maconha foram apreendidas e já deixam de ser comercializadas pelo os traficantes das facções criminosas. Com esses resultados positivos para os agentes da PF, a operação batizada de Muçambé III, tornou-se a maior ação de apreensão e erradicação da maconha dos últimos 13 anos nesse mesmo Estado.
Além dos agentes da Polícia Federal terem participado desta ação, os competentes homens do Centro Tático Aéreo (CTA), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar, e cerca de 70 soldados policiais de diferentes forças compactuaram também na operação.
A população agradece os guerreiros policiais por arriscarem suas vidas todos os dias para nos protegerem.