#Fiquedeolho!
A lei complementar de número 173/2020, foi publicada neste dia 28 de Maio, quinta-feira, no Diário Oficial da União. Várias cidades maranhenses, também vão receber este benefício
Parte da frente da Prefeitura Municipal de Jatobá – Maranhão.
Como todos nós sabemos, o Brasil e o mundo tem vivido dias ruins diante desta pandemia que tem trazido bastante sofrimento para diversas famílias. O Governo de Jair Bolsonaro neste país, tem prestado auxílio ao seu povo e tem feito o que pode, para evitar um colapso financeiro neste país.
A pequena cidade de Jatobá no Estado do Maranhão, com uma população com pouco mais de 9.819 (nove mil, oitocentos e dezenove mil) habitantes, segundo dados do IBGE do ano de 2010, vai receber exatos R$ 856. 265, 50, ou seja, (oitocentos e cinquenta e seis mil, duzentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos), para combater exclusivamente o novo coronavírus, a verba pode ser usada ainda, para o pagamento de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O município apresentou, cerca de 13 pessoas infectadas até o presente momento, que estão em tratamento, buscando a recuperação.
O valor da verba enviada pelo o Governo Federal, foi de acordo com o tamanho da população de cada cidade e a taxa de incidência do novo coronavírus na localidade. A população Jatobaense, espera ansiosamente, para que todo esse dinheiro de fato, seja aplicado em ações para evitar a contaminação de novas pessoas por esse vírus, e recuperar as que já estão doentes por essa enfermidade. Já que com toda essa grana, dá pra fazer muita coisa, e principalmente proteger este povo tão querido, que sonha com dias melhores após esta pandemia.
O dever da população é sem dúvidas; observar se os seus governantes estão trabalhando em favor do povo, ou se estão trabucando em favor apenas de si próprio. As eleições municipais estão se aproximando, e resta ao povo tomar a decisão certa, na hora do voto. Para não passar mais 4 anos na miséria e no sofrimento.
É importante ressaltar que, essa cidade foi emancipada no ano de 1996, no dia 10 de Novembro. Desde de sua emancipação política, o mesmo grupo vem dominando essa pequena localidade. Se estabelecendo como uma única e verdadeira oligarquia. Se perpetuando no poder, eleição após eleição, enquanto o seu povo vive enfrentando dias difíceis, sem a assistência tão importante de seus governantes.
História Política da cidade de Jatobá:
Miguel Alves da Silva (1997/2000);
Miguel Alves da Silva (2001/2004);
Ednaura Pereira da Silva (2005/2008);
Ednaura Pereira da Silva (2009/2012);
Francisca Consuêlo Lima da Silva (2013/2016);
Francisca Consuêlo Lima da Silva (2017/2020).
Curiosidades: o vice-prefeito José Roberto, é sobrinho do ex-prefeito Miguel Bento, primo portanto da prefeita Consuêlo, marido da ex-prefeita Ednaura, cunhado do vereador Roberto e irmão da secretária de Educação Antônia Alves.
A alternância no poder, é fundamental para o bom andamento da democracia.